Festival da Coxinha e Cerveja Artesanal

terça-feira, abril 03, 2018


Os “coxinhólatras” de plantão e os apreciadores de boas cervejas podem comemorar! O autêntico Festival da Coxinha e o Festival da Cerveja Artesanal do Espaço As Meninas acontecem no próximo dia 08 de abril, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência, Rua Joaquim Távora, 605, na Vila Mariana (a poucos metros do metrô Ana Rosa), das 12h às 19h, com gastronomia e cervejas de primeira qualidade, diversão para toda a família e entrada gratuita. (https://www.facebook.com/events/2019597444958917/)


A coxinha continua no topo das preferências gastronômicas, principalmente em São Paulo, onde foi criada durante a industrialização. Prova disso são as mais de 180 mil pessoas que estiveram nas cinco edições anteriores deste Festival.
“A coxinha ganhou até uma ala inteira em escola de samba no Rio de Janeiro no último Carnaval! Junto com a Cerveja Artesanal, ela forma uma dupla de sucesso irresistível e nossos seguidores já estavam ansiosos por esse evento. Nós também! Como nosso objetivo é levar opções para todos os gostos, faremos também o inédito Festival de Bolos e Tortas, atendendo aos pedidos dos nossos fãs e frequentadores dos eventos”, comemora Elaine Vilela, uma das idealizadoras do evento e sócia-proprietária do Espaço As Meninas.
Cerveja Artesanal                                                     
As cervejas chegaram ao nosso País com a família real, em 1808, e nunca mais foram embora. Eram importadas e produção da bebida por aqui começou discretamente. Em 1830 os imigrantes começaram a fabricar de forma artesanal apenas para o consumo da família. Como na época essa tarefa era considerada uma atividade culinária, a produção ficou sob a responsabilidade das mulheres. Somente a partir de 1835, com mão de obra escrava e de empregados, é que as famílias passaram a produzir a bebida para vender no comércio local.
A cerveja artesanal ganhou mais força no final do século XIX, quando o aumento dos impostos inviabilizou a importação da bebida. Nos últimos anos, temos assistido a uma grande ascensão do produto com conceito diferenciado, trazendo novos cheiros e aromas. Não é fácil produzir cerveja artesanal no Brasil por conta de vários fatores, como os custos, por isso o Espaço As Meninas faz questão de valorizar os produtores. Presença do sommelier de cerveja Renan Geishofer, criador do Blog e Canal do Youtube “Vamos Bebeer”.
Um cardápio de tentações
A cada evento a coxinha ganha novos sabores e formatos. Nesta edição, um dos lançamentos será o Poutine de mini coxinhas, que vêm cobertas com molho cremoso cheddar e bacon picado. No cardápio, coxinhas tradicionais, com catupiry, massas de batata doce e abóbora, recheios inusitados como shimeji e shitake, coxinhas fit, vegetarianas, veganas – incluindo a vedete de Jaca –, sem glúten, coxinhas no cone, coxinhas doces, de brigadeiro recheadas com morango e muito mais.
Na seleção de cervejas artesanais, a tradicional cervejaria Burgman levará vários tipos como Weiss, Stout, Ipa, Lager e chopes como o American Premium Lager e o Red Ale. As cervejarias Los Compadres, Camilos, Cervejaria Tamanduá e a PiraBeer também levarão os seus famosos rótulos para os paladares mais exigentes.
Festival inédito
Além das coxinhas e cervejas artesanais acontece, paralelamente, o 1° Festival de Bolos e Tortas com delícias que os paulistanos adoram. Ou seja, no cardápio do festival ainda haverá pães artesanais, tortas recheadas doces e salgadas, bolos tradicionais, de pote, trufados, confeitados, brownies, canelles de Bordeaux, donuts, palha italiana, brigadeiros e brigadeiros gourmets, trufas, fondue de chocolate, churros, açaí, alfajor peruano, sorvetes e sacolés etc.
O famoso cannoli do Juventus está confirmado, bem como sorvetes, picolés e sacolés. Entre as opções salgadas, mandioca cremosa, quiches e tortas, cuscuz, sanduíche de carne louca, pizza, batata frita, batata espiral e rústica, frango crocante, anéis de cebola, hot dog no prato com vários recheios, mini salgadinhos como bolinho de bacalhau, temakis, antepastos e molhos, queijos e embutidos, patês e molhos, entre outros. Produtos veganos e sem lactose também estão garantidos, incluindo uma mercearia de produtos orgânicos.
Para beber, além das maravilhosas cervejas artesanais, haverá o Cappuccino de Cogumelo – a sensação no Canadá –, cafés e chocolates quentes e o Café Caramello entre outras delícias.
O DJ top das baladas paulistanas, Dinho Garcia é presença garantida, com seu setlist de músicas Rock & Pop. “Teremos diversão para todas as idades e ainda a tradicional Feira de Artes e Moda com vários artigos para facilitar as compras, sem o tumulto dos grandes centros e shoppings”, revela Elaine Vilela.
Responsabilidade Social
Mantendo o trabalho de muitos anos de parceria com a Creche CCI Início de Luz, serão arrecadados alimentos não perecíveis destinados a esta entidade sem fins lucrativos que cuida de mais de cem crianças carentes das regiões do Cambuci e do centro da capital paulista.
O Festival apóia, pela primeira vez, o CCDAM - Centro Cultural da Maturidade, uma entidade que já existe há 16 anos e é voltada para a melhor idade, com atividades e  cursos direcionados para este público.
Selo Paixões Paulistanas
6° Festival da Coxinha, 2° Festival da Cerveja Artesanal e 1° Festival de Bolos e Tortas do Espaço As Meninas têm a certificação dos eventos e ações idealizadas sob medida para o gosto dos paulistanos. Para criar o selo e o calendário de eventos, os organizadores fizeram uma vasta pesquisa e identificaram os temas que mais atraem o público da cidade de São Paulo, terra de todos os gostos e sabores. Este selo está produzindo uma variedade de festivais inéditos que acontecem desde 2012 e continuarão em 2018.
Serviço
Entrada Gratuita
6° Festival da Coxinha, 2° Festival da Cerveja Artesanal, 1° Festival de Bolos e Tortas.
Data: 08 de Abril de 2018 (domingo)
Horário: 12h às 19h
Local: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência - Rua Joaquim Távora, 605, Vila Mariana (a poucos metros do metrô Ana Rosa). Local amplo e coberto.

Posts Que Você Também Pode Gostar

0 comentários

Curta no Facebook

Instagram

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Me Segue